Intervenção Precoce na Infância - "Eu sou eu e as minhas circunstâncias"
Para Quem?A consulta de Intervenção Precoce destina-se às famílias e crianças entre os 0 e os 6 anos de idade. Acreditamos que, fazendo parte de um sistema ecológico e sistémico, a criança encontra na sua família o primeiro e ...
Read more Intervenção Precoce na Infância - "Eu sou eu e as minhas circunstâncias"
Para Quem?
A consulta de Intervenção Precoce destina-se às famílias e crianças entre os 0 e os 6 anos de idade. Acreditamos que, fazendo parte de um sistema ecológico e sistémico, a criança encontra na sua família o primeiro e principal contexto de promoção de saúde e bem estar. Sabemos também que todos os pais são especialistas nas suas crianças, por isso esta é uma consulta de pais e filhos.
O que é?
A lógica da intervenção procura prevenir e reabilitar.Prevenir, quando existem preocupações e inquietações dos cuidadores (pais ou educadores) sobre questões relacionadas ao desenvolvimento, comportamento ou aprendizagem das crianças que lhes suscitem dúvidas, ou se há suspeita de que o desenvolvimento possa vir a ser comprometido. Reabilitar, quando já existe um atraso de desenvolvimento em duas ou mais áreas ou alterações nas funções e estruturas do corpo, que exijam uma intervenção atempada e adequada.
Precoce Porquê?
Os principais marcos de desenvolvimento, bem como grande parte das aprendizagens das crianças ocorrem no período pré-escolar. Além disso, os estudos revelam que a neuroplasticidade (a capacidade do nosso sistema nervoso de mudar, adaptar-se e moldar-se a nível da estrutura e da função quando sujeito a experiências significativas e um ambiente estimulante) é maior na infância, sendo este um período considerado sensível para o desenvolvimento, principalmente nos cinco primeiros anos. Por estas razões, acreditamos na precocidade da intervenção por existir durante este período uma janela de oportunidade para o desenvolvimento. Quanto mais cedo se iniciar uma intervenção, maior o potencial de desenvolvimento e de aprendizagem na criança.
O que esperar da Consulta?
Na consulta de Intervenção Precoce poderá encontrar um espaço para partilhar preocupações e esclarecer dúvidas sobre o desenvolvimento, comportamento e aprendizagem as crianças. Como cada criança/família são únicas, o atendimento será desenhado consoante as necessidades. Assim, na consulta poderá ser necessário recorrer à avaliação formal da criança (desenvolvimento global, cognição, desenvolvimento emocional, avaliação diagnóstica de perturbação do neurodesenvolvimento), realizar uma intervenção adequada às reais necessidades da criança e família, proceder a encaminhamentos para outras áreas ou serviços da comunidade, prestar esclarecimentos e orientações quanto a práticas parentais positivas, articular com os principais intervenientes do processo educativo da criança (quando necessário), monitorizar o desenvolvimento, etc.