Clínica Pediátrica

 
 

Clínica Pediátrica


Direcção Clínica: Dr. João Mateus e Dra. Teresa Gouveia

ESPECIALIDADES MÉDICAS

 
Alergologia:
 
Imagiologia:
 
 
Cardiologia Pediátrica:
 
Neurocirurgia:
 
 
Cirurgia Pediátrica:
 
Neuropediatria:
 
 
Cirurgia Plástica e Maxilo-Facial:
 
Oftalmologia:
 
 
Clínica Geral:
 
Ortopedia:
 
 
Dermatologia:
 
Otorrinolaringologia:
 
 
Desenvolvimento:
 
Pediatria:
 
 
Endocrinologia / Diabetologia:
 
Pedopsiquiatria:
 
 
Ginecologia / Obstetrícia:
 
Pneumologia:
 
 

ESPECIALIDADES COMPLEMENTARES

 
Cinesioterapia Respiratória:
 
Podologia:
 
 
Consulta do Viajante:
 
Psicologia:
 
 
Consulta Pré-Natal:
 
Psicomotricidade:
 
 
Nutrição:
 
Terapia da Fala:
 
 
Osteopatia:
 
 

(PN) Pinhal Novo - (S) Setubal

 

Intervenção Precoce - Saúde Escolar

 
A Avaliação regular da grávida, o parto hospitalar assistido e os exames da Criança em idades chave, não dispensam a constante vigilância de saúde da criança por parte da família e demais cuidadores (amas, educadoras e professoras…).
A entrada para a escola é um momento chave na vida da Criança, que acrescenta à brincadeira e ao jogo a necessidade de aprender. Na suspeita de um atraso de desenvolvimento a Criança deve ser sinalizada e referenciada a Equipa de Intervenção Precoce (crianças com menos de 6 anos) ou a Equipa de Saúde Escolar (crianças com idade igual ou superior a 6 anos).
Em complemento dos apoios disponíveis na comunidade, a Consulped dispõe destas equipas, sendo estas constituídas por Psicólogos, Terapeutas da Fala, Técnicos de Psicomotricidade e Terapia Ocupacional.
Muitas destas crianças apresentam apenas variantes do desenvolvimento normal facilmente ultrapassáveis com o apoio e estimulação adequados. Outras, no entanto, necessitam uma abordagem, por vezes multidisciplinar, que pode envolver consultas de outras especialidades. A Consulped tem a generalidade destas consultas o que facilita odiagnóstico e o acompanhamento destas situações.

Se pretende o apoio destas Equipas, solicite marcação directamente para a especialidade pretendida ou caso necessite de avaliação prévia para a Dra. Andreia Baleca (Psicóloga Coordenadora da Equipa de Intervenção Precoce), ou para a Dra. Suzete Carvalho (Psicóloga Coordenadora da Equipa de Saúde Escolar).
 
 
 

Desenvolvimento infantil

 
 
Através de uma parceria estabelecida com as Diferenças - Centro de Desenvolvimento Infantil, dispomos de uma equipa de médicos e outros técnicos aptos a diagnosticar e iniciar de imediato programas de intervenção dirigidos às dificuldades de desenvolvimento detectadas. Hoje em dia, é possível identificar, antes da entrada para o 1º. Ano de Escolaridade, as crianças que poderão vir a apresentar, no seu percurso académico, dificuldades de aprendizagem significativas no âmbito da Leitura, da Escrita e do Cálculo (respectivamente, Dislexia, Disgrafia e Discalculia).

Será possível, assim, atenuar-se, ou mesmo eliminar-se, o impacto negativo, sobretudo pessoal, que uma Dificuldade de Aprendizagem pode gerar.